quarta-feira, maio 25, 2022

Compre no site

spot_img

Como cuidar de um hamster?

Saber como cuidar de um hamster deve ser uma preocupação diária ao adotar um. Embora seja bastante simples e fácil, também pode dar a você muito prazer e vínculo com o animal, permitindo que você estabeleça um relacionamento com ele.

Além disso, é imprescindível dedicar um mínimo de tempo para a higiene de seu habitat e também para interagir com ele.

Para ajudar você a entender mais sobre como cuidar de um hamster, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe agora mesmo!

Como cuidar de um hamster?

A escolha da gaiola

O habitat precisará ser grande e espaçoso o suficiente para o roedor se desenvolver e se ocupar com suas atividades físicas e lúdicas. Porque o hamster é um animal bastante ativo quando acordado, que adora se exercitar e brincar.

Será necessário equipar a gaiola com um ou dois níveis, acessíveis por rampas ou escadas e brinquedos como a roda, que é essencial.

Ele também precisará de um lugar para se esconder ou descansar fora da vista, como uma pequena cabana.

Existem também gaiolas com extensões através de tubos, como galerias por onde o animal pode passar, com a possibilidade de estender a gaiola até o infinito.

Clique aqui para conseguir as opções de gaiolas em nossa loja!

Higiene da gaiola

A casa do hamster deve ser limpa regularmente. Isso passa pela caixa sanitária, pela própria gaiola e por todos os objetos que ela contém.

Em primeiro lugar, a cama deve ser trocada pelo menos uma vez por semana e a área do banheiro a cada 1 ou 2 dias. Dependendo de seu tipo e espessura, pode ser necessário alterá-lo com mais frequência.

Porque se o fundo da gaiola não permitir uma camada suficientemente espessa de cama, ou se esta última não tiver um grau de absorção muito elevado, terá que ser trocada com mais frequência.

Além disso, pode acontecer que o roedor retire e armazene o alimento em um local diferente de onde está sua tigela, o que é um reflexo natural.

Por isso, você deverá verificar todos os dias se determinados alimentos, nomeadamente os frescos (frutas, vegetais) não se estragam nos recessos da gaiola ou no seu esconderijo. Se for esse o caso, é claro que eles terão que ser removidos o mais rápido possível.

Mas como você limpa a gaiola de um hamster?

Limpar a gaiola de um hamster não é uma tarefa muito complexa e deve ser feita regularmente, geralmente todas as semanas ao trocar a cama. Além disso, uma desinfecção total será realizada uma vez por mês. Prossiga metodicamente e será um piscar de olhos!

Primeiramente, retire o animalzinho da gaiola e coloque-o em um local seguro, em uma sala fechada, longe da presença de outro animal. O mais seguro é deixar o hamster em outra gaiola.

Em seguida, retire todos os objetos, adereços e brinquedos e lave-os com água quente e sabão. Faça o mesmo com a tigela de comida, lave também a garrafa de água. Em seguida, remova e descarte a cama suja.

Você pode então lavar a gaiola vazia de todos os seus elementos em água com sabão, que precisará ser enxaguada e seca bem antes de colocar uma nova camada. Em seguida, você pode finalmente colocar todos os acessórios.

Assim que tudo estiver limpo e colocado de volta nos lugares habituais, o roedor poderá voltar para sua casa!

Higiene do hamster

O hamster é um roedor e, como tal, precisa cortar os dentes diariamente. Não há necessidade de se preocupar com isso, ele o fará por conta própria e, claro, se tiver o equipamento necessário à sua disposição.

Para fazer isso, dê-lhe palitos para roer, pão crocante (seco), nozes, avelãs ou simplesmente pauzinhos para mordiscar.

De vez em quando, também pode fornecer-lhes snacks, que têm duas utilizações: por um lado, para lhes fornecer parte da sua alimentação, nomeadamente cereais, e, por outro, para regular o crescimento dentário.

Por outro lado, evite dar-lhe guloseimas ou produtos muito doces, se quiser que ele mantenha os dentes saudáveis.

Clique aqui para conhecer nossa variedade de snacks para hamster!

Em relação às garras dele, novamente você não terá que fazer nada. A atividade diária do hamster é suficiente para o desgaste normal. Além disso, pode até ser arriscado querer cortá-los porque são de tamanho pequeno e pode ferir o animal.

Você deve lavar seu hamster?

Naturalmente muito limpo, não há necessidade de dar banho. Ele é um animal autossustentável e passa boa parte do tempo fazendo isso.

Por outro lado, pode gostar de tomar banhos de areia, pois esse banho tem qualidades desengordurantes que são úteis para a manutenção da pelagem.

Coloque um pouco de terra em um recipiente grande o suficiente para que o roedor fique confortável. Nem todos os hamsters gostam deste exercício, faça um teste e descubra se ele gosta!

Mesmo que não seja necessário lavar o seu pequeno companheiro, ainda assim cuide da saúde dele, inclusive observando-o de perto com regularidade.

Se você notar pequenos vestígios de sangue ou fezes em seu bumbum, pode ser um sinal de doença. Nesse caso, marque uma consulta com o seu veterinário para que ele faça todos os exames necessários.

Você deve escovar um hamster?

Os hamsters de pelo curto que não precisam ser escovados.

No entanto, pode ser bom fazer isso para raças de pelo comprido. Isso permitirá que você remova pequenos pedaços de comida que possam ter grudado no pelo. A escovação regular também removerá os pelos mortos.

Portanto, mesmo que o hamster não precise de cuidados constantes, é essencial dedicar um mínimo de seu tempo a ele. Você vai oferecer a ele o melhor conforto de vida e torná-lo o mais feliz possível!

Gostou de saber mais sobre como cuidar de um hamster? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!

Posts Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

nos encontre por ai

197FãsCurtir
13,853SeguidoresSeguir
1SeguidoresSeguir
- Publicidade -spot_img

Ultimos posts