Proteja seu pet contra a raiva

Veja como é importante vacinar seu pet e saiba mais sobre essa doença contagiosa.

0
79
Angry golden retriever dog shows teeth. Pets.

Alguns conhecem, mas a maioria da pessoas não sabem que o mês de Agosto tornou-se conhecido como o mês do cachorro louco. Mas porque essa expressão “cachorro louco”? Nós da Agropecuária Santa Terezinha preparamos o artigo de hoje sobre a vacina contra a raiva. Quer saber mais? Acompanhe agora mesmo!


Por que agosto é o mês do cachorro louco?
O mês de agosto ficou conhecido como mês do cachorro louco por causa das campanhas de vacinação promovidas pelo governo nesse mês, iniciadas no Brasil em 1973. O Brasil é considerado hoje, exemplo no combate eficaz da raiva animal em todo mundo.


O que é a raiva?
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae.


Como a raiva é transmitida?
A raiva é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

O período de incubação é variável entre as espécies, desde dias até anos, com uma média de 45 dias no ser humano, podendo ser mais curto em crianças. O período de incubação está relacionado à localização, extensão e profundidade da mordedura, arranhadura, lambedura ou tipo de contato com a saliva do animal infectado; da proximidade da porta de entrada com o cérebro e troncos nervosos; concentração de partículas virais inoculadas e cepa viral.

Nos cães e gatos, a eliminação de vírus pela saliva ocorre de 2 a 5 dias antes do aparecimento dos sinais clínicos e persiste durante toda a evolução da doença (período de transmissibilidade). A morte do animal acontece, em média, entre 5 e 7 dias após a apresentação dos sintomas.

Não se sabe ao certo qual o período de transmissibilidade do vírus em animais silvestres. Entretanto, sabe-se que os quirópteros (morcegos) podem albergar o vírus por longo período, sem sintomatologia aparente.


Quais são os sintomas da doença?
– Mal-estar geral;
– Pequeno aumento de temperatura;
– Anorexia;
– Cefaleia;
– Náuseas;
– Dor de garganta;
– Entorpecimento;
– Irritabilidade;
– Inquietude;
– Sensação de angústia


O que fazer se você for mordido por um animal suspeito?
Os primeiros socorros em caso de mordida de cachorro ou gato são importantes para evitar o desenvolvimento de infecções no local, pois a boca destes animais normalmente contém um elevado número de bactérias e outros microrganismos que podem causar infecções e até doenças graves, como a doença que estamos falando, que afeta o sistema nervoso. Então, caso você tenha sido mordido, você deve:

  1. Parar o sangramento, utilizando uma compressa ou pano limpo e fazendo ligeira pressão sobre o local durante alguns minutos;
  2. Lavar imediatamente o local da mordida com água e sabão, mesmo que a ferida não tenha sangrando, pois remove bactérias e vírus que podem causar doenças graves;
  3. Ir ao hospital ou procurar um médio veterinário levando o boletim de vacinas, pois pode ser necessário repetir a vacina contra o tétano.

    Se o animal for doméstico é importante que seja avaliado por um veterinário para saber se está infectado com raiva. Se esse for o caso, a pessoa que sofreu a mordida deve informar o clínico geral para tomar a vacina contra esta doença ou fazer o tratamento com antibióticos, se necessário.

    Conclusão
    A Vacina sempre será o melhor remédio. Mantenha em dia a carteirinha do seu amiguinho porque é importante não só para a segurança dele, mas também para a das pessoas à sua volta. Você pode imunizar seu pet com a gente, em nossa clínica super equipada, com médico veterinário especialista, garantindo total confiança e segurança.

    Gostou de saber mais sobre a raiva? Fique ligado aqui no nosso Blog que sempre estaremos postando dicas e assunto relacionados ao mundo pet.




DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui